Palestras interativas
As ações formativas, com duração de 1h30, no formato de palestras interativas, com alinhamento à BNCC, para a Educação Básica, ou às diretrizes curriculares dos cursos do Ensino Superior.
Confira algumas sugestões de temas (podemos construir formações com temas personalizados):
- Metodologias ativas e inovação na educação: Introdução à concepção de Metodologias ativas na educação; abordagens que envolvem metodologias ativas no dia a dia da sala de aula conectada; definição de inovação na educação alinhada às teorias contemporâneas de aprendizagem; a cultura escolar e os papéis de estudantes, professores e da avaliação.
- Educação Híbrida e educação na cultura digital: Organização de planejamentos didáticos que contemplem as tecnologias digitais de forma integrada; potencial dos dados para a personalização; diversidade de estratégias que contemplam a heterogeneidade da sala de aula, da educação básica ao ensino superior.
- Gestão da aprendizagem: o papel da avaliação: A gestão do ambiente de aprendizagem; elaborando tarefas de aprendizagem adequadas ao trabalho em grupo; agrupamentos produtivos e personalização do ensino no contexto pré e pós aula; Avaliação por rubricas e aprendizagem visível.
- Currículo e Projetos integradores: Aprendizagem Baseada em Projetos; STEAM; Habilidades socioemocionais e a construção do currículo interdisciplinar; cultura maker e design thinking.
Cursos
Os cursos podem ser organizados em vários formatos. Eles podem ser: presenciais, com encontros síncronos e atividades assíncronas, apenas assíncronos, entre outros formatos, contemplando educadores da Educação Básica e do Ensino Superior.
Confira algumas sugestões de temas (podemos construir formações com temas personalizados):
- Planejamento Reverso: Possibilita refletir sobre a organização do planejamento de um curso, um componente curricular, uma aula, considerando que ter clareza sobre os objetivos que se pretende alcançar, é possível desenhar percursos que sejam significativos aos estudantes e que possibilitem uma aprendizagem significativa.
-
Rotinas de Pensamento: Tornar o pensamento visível e evidenciar o que os estudantes já sabem, precisam aprender e como pensam e desenvolvem as competências e habilidades favorecem a aprendizagem dos estudante e a gestão da sala de aula.
- Personalização: Relaciona a identificação das reais necessidades de aprendizagem dos estudantes às intervenções que o educador irá realizar, para que eles aprendam mais e melhor.
- STEAM em sala de aula: Aborda a organização de experiências de aprendizagem na abordagem STEAM e o que é preciso levar em conta na hora de planejar e implementar uma proposta com foco na aprendizagem baseada em projetos.
-
Aprendizagem Baseada em Projetos: Pode surgir de um problema ou de uma questão norteadora. Envolve a investigação, o levantamento de hipóteses, o trabalho em grupo e outras habilidades.
Oficinas, minicursos e outros modelos formativos, relacionados às Metodologias Ativas.
Tempo variável e temática adequada às necessidades das instituições. Podem ser abordados temas como: Ensino Híbrido, STEAM, Aprendizagem Baseada em Projetos entre outras propostas. Entre em contato para conhecer esses modelos, informar sua necessidade e identificar uma proposta mais adequada à sua demanda.
Para saber mais, conheça nosso site www.triade.me
Contato: lilian@triade.me e contato@triade.me
Descubra mais sobre Inovação na educação
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.