Livros para pensar a educação de hoje

Frequentemente me perguntam sobre os livros que recomendo para aprofundar estudos sobre a educação de hoje, com foco nas metodologias ativas, no ensino híbrido e em outros temas que venho estudando em minhas pesquisas. Há alguns temas que considero fundamentais para discutirmos aspectos que fazem parte do planejamento de um bom currículo, de uma boa aula e, principalmente, que favorecem uma reflexão atual sobre o que é relevante na educação de hoje.

Vamos às sugestões, algumas delas já publicadas em outras fontes e outras mais recentes:

Planejamento para a compreensão

Neste livro, o educador se depara com um novo formato de pensar o planejamento de uma experiência de aprendizagem, de uma aula, de um curso. Mais do que programar uma sequência de atividades a serem realizadas pelo estudante, planejar a aprendizagem significa ter clareza de onde se pretende chegar para, então, traçar o caminho que será seguido. Considero uma leitura de referência para quem pretende inovar nos percursos sem perder a qualidade de uma formação. No link abaixo, é possível acessar o primeiro capítulo da publicação, que tem as bases do planejamento para a compreensão.

livros para educaçãoTítulo: Planejamento para a Compreensão: Alinhando Currículo, Avaliação e Ensino por Meio da Prática do Planejamento Reverso
Autores: Grant Wiggins e Jay McTighe
Editora: Penso
Ano: 2019

 

 

Rodadas Pedagógicas

Descreve a importância do trabalho em rede, baseado na observação de aulas e posterior discussão dos aprendizados dessa prática. A obra está em sintonia com propostas de formação continuada de professores, em que o percurso formativo envolve a comunidade escolar e tem como foco a melhoria das experiências de aprendizagem desenhadas por professores, mas com o principal propósito de melhorar a aprendizagem dos estudantes.

livros para educaçãoTítulo: Rodadas Pedagógicas: Como o Trabalho em Redes pode Melhorar o Ensino e a Aprendizagem
Autores: Elizabeth A. City, Richard F. Elmore, Sarah E. Fiarman e Lee Teitel
Editora: Penso
Ano: 2014

 

 

Metodologias ativas para uma educação inovadora

O livro que assino com o renomado professor José Moran, e que conta com um grupo de educadores incrível nos capítulos que produziram para a obra, apresenta uma reflexão sobre experiências de aprendizagem que consideram o estudante no centro do processo. As ideias apresentadas no livro são alinhados com as de John Dewey, pensador que pôs a prática em foco, e articulados com propostas que defendem a inovação na aprendizagem.

livros para educaçãoTítulo: Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática (série Desafios da Educação)
Autores: Lilian Bacich e José Moran
Editora: Penso
Ano: 2018

 

 

Avaliação em sala de aula

O livro traz reflexões importantes sobre diferentes formatos de avaliação que podem ser utilizados em uma sociedade altamente conectada como a nossa. Além de apresentar sugestões de práticas em sala de aula que consideram a utilização de rubricas, portfólios e outros recursos.

Título: Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações
Editora: Penso
Ano: 2014

 

 

 

Habilidades fundamentais pra o mundo de hoje: o foco triplo

“Neste livro, Peter Senge, especialista em pensamento organizacional e pensamento sistêmico do mit [Massachusetts Institute of Technology] e autor de A quinta disciplina, e Daniel Goleman, autor de Inteligência emocional e fundador do movimento pela aprendizagem social e emocional, examinam as ferramentas internas de que os jovens
precisarão para contribuir e prosperar neste novo ambiente. Eles descrevem três conjuntos de habilidades cruciais para se orientar em um mundo acelerado de distrações crescentes e envolvimento interpessoal ameaçado — um mundo no qual as ligações entre as pessoas, os objetos e o planeta são mais importantes do que nunca. Pense nesses
conjuntos de habilidades como um foco triplo — interno, no outro e externo.” (p.8)

Título: O foco triplo: uma abordagem para a educação
Editora: Companhia das letras
Ano: 2016

 

 

 

 

Atualmente, estou finalizando mais uma obra, organizada com Leandro Holanda, com o objetivo de trazer uma discussão sobre STEAM. Os autores que fazem parte da publicação são pesquisadores e, mais do que isso, professores que utilizam as abordagens em sala de aula. Em breve, trarei mais notícias dessa publicação por aqui.

Espero que aproveitem as leituras!

Publicado por Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação (PUC), Pedagoga (USP) e Bióloga (Mackenzie), professora de Ensino Fundamental, Ensino Médio. Coordenadora de curso de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades. Organizadora dos livros: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação; Metodologias ativas para uma educação inovadora. Cofundadora da Tríade Educacional. www.triade.me Contato: bacichlilian@gmail.com

Um comentário em “Livros para pensar a educação de hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: