Metodologias ativas e formação de professores

Em breve, teremos o lançamento do livro que estou organizando com o prof. José Moran: Metodologias ativas para uma educação inovadora. Nesse livro, apresento um capítulo com foco na formação de professores para a implementação das metodologias ativas. Neste post, compartilho um pouco das reflexões que serão encontradas no capítulo.
book-2306181_1920

Na reflexão sobre a formação continuada ou inicial de professores para o uso de metodologias ativas, pensar acerca do melhor modo de implementação das diferentes propostas na realidade brasileira é um dos maiores desafios, mesmo porque não há somente uma realidade brasileira, mas várias realidades.
Encontramos escolas brasileiras em que as tecnologias digitais estão presentes de forma intensa, com certa obrigatoriedade de uso por parte dos docentes, e escolas em que as tecnologias digitais estão presentes e seu uso é facultativo. Também encontramos escolas em que não há tecnologias digitais, mas há entusiastas em seu uso e, ainda, escolas em que não há qualquer indício da presença ou do uso de tecnologias digitais.
Uma forma sustentada de atuação envolve ações como incentivar a utilização de metodologias ativas em diferentes momentos, de maneira equilibrada, contextualizada e, principalmente, bem-planejada.
Como implementar?
Não há uma regra que sirva para todos, mas, levanto aqui algumas questões que julgo bem importantes:
1. Ter aulas bem planejadas! Mesmo sabendo que o planejamento norteia a ação do professor e não é um limitador, ter aulas bem-planejadas é um suporte muito importante. Integrar metodologias que colocam o aluno no centro do processo só funciona com bons professores.
2. Envolvimento da equipe de gestão da escola.  Algumas ações estão sob o controle do professor que inicia a mudança em sua sala de aula. Gradativamente, ele desperta o interesse de outros professores da escola, que podem envolver-se com a proposta e, nesse caso, é essencial o envolvimento da equipe de gestão, aprovando as modificações e avaliando o impacto das mudanças nas ações de ensino-aprendizagem e na instituição como um todo. Garantindo a infra-estrutura e a organização do trabalho para que a implementação dê certo.
3. Ter oportunidade de experimentar e trocar com os pares. A pesquisa-ação, a experimentação e a possibilidade de troca entre os demais professores desempenham papel crucial nesse processo. O registro por meio de gravação da própria atuação em sala de aula, que pode ser feito utilizando-se um celular, o pensar sobre ela e a oportunidade de discuti-la com os pares ou com a equipe de gestão configuram-se como ricos momentos de aprendizado.
Deve ficar claro, contudo, que toda aprendizagem é ativa, uma vez que, para aprender, é necessário algum tipo de mobilização cognitiva para que o novo conhecimento seja inserido em uma rede, modificando ou complementando aquilo que já se sabe sobre determinado tema. Entretanto, precisamos pensar na integração das tecnologias digitais de forma criativa e crítica, permitindo que elas possam ser usadas em todo o seu potencial, oportunizando aos alunos um ensino mais personalizado, significativo e colaborativo.

2 comentários em “Metodologias ativas e formação de professores

  1. Dra Lilian Bacich, mais uma vez temos certeza do valor que terá o seu livro ao crescimento e valorização do educador e educando do século XXI, sem deixar que a essência educação a qual acredita-se, ser transformadora preparando o indivíduo para a vida , continue sendo o ponto de partida, porém ampliando as possibilidades de se alcançar e chegar aos objetivos transformadores do mundo atual.
    Com certeza terei contato com o material o qual enriquecerá muito o meu trabalho

    Parabéns…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s