Podcast – Tecnologias digitais na educação

Neste podcast, eu e Marcelo Ganzela batemos um papo sobre o uso das tecnologias digitais na educação. Leia um trecho transcrito do bate-papo e siga o link, abaixo.

Lilian: De acordo com sua experiência, que dicas você poderia dar aos professores que têm interesse em utilizar as tecnologias digitais em sala de aula de forma realmente integrada?

Marcelo: Então, Lilian, acho que a primeira preocupação do professor deve ser garantir e potencializar o aprendizado. Agora, sabendo do contexto em que estamos inseridos, totalmente multimodal e tecnológico, não dá pra ignorar que as tecnologias podem ajudar nessa potencialização. Eu sempre penso, primeiro, nos objetivos de aprendizagem e, no momento em que vou planejar as aulas… no momento das estratégias, tento pensar nas melhores maneiras para atingir tais objetivos. É nesse momento em que me permito buscar recursos tecnológicos para as estratégias das aulas. Imagino meus alunos… penso no que os impacta e então os recursos tecnológicos vão surgindo no planejamento. Mas é fundamental mudar nosso padrão mental sobre a aula: preciso me questionar – que outras maneiras de se ensinar existem além da que eu sempre usei?

Lilian: Então, não estamos mais falando apenas em capacitar o professor para o uso das tecnologias digitais, mas em discutir com o professor o “como” fazer. De que maneira ele pode inserir as tecnologias digitais em seu planejamento de forma sustentada, inicialmente. Ou seja, aprimorando sua aula sem abandonar aquilo que ele julga positivo em sua forma de ensinar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s