6 características de escolas inovadoras

Você já parou pra pensar no que faz uma escola ser considerada inovadora? Considero que há várias questões envolvidas nessa “virada de chave”, principalmente quando analisamos escolas mais tradicionais. Tradicionais no sentido de que já têm uma tradição consolidada em uma determinada forma de fazer. O que pretendo, neste post, é indicar características observáveis em escolas que são consideradas inovadoras, não o que as fez se tornar uma. Quem sabe, ao analisarmos essas características conseguiremos, olhando do fim pro começo, pensar em uma trajetória que faça sentido. Vamos lá?

Escolas inovadoras são transparentes

Você pode andar pelos corredores das escolas inovadoras e entrar em contato com o que está acontecendo dentro das salas de aula. As portas não estão fechadas à comunidade, nem ao professor da sala ao lado, ou àquele professor iniciante que ainda não sabe como fazer. A generosidade em compartilhar marca o perfil desses educadores, e as escolas são transparentes para quem está dentro dela e para quem vem visitá-la. O significado dessa postura está muito além do que podemos compreender, porque não se trata de prestar atenção ao que o outro está fazendo para copiá-lo, mas para que todos cresçam juntos.

10153661_756135247745073_3104301821573405551_n

Escolas inovadoras fazem boa gestão da comunicação

Interna e externamente, a comunicação é muito clara. Quem acessa o ambiente virtual de uma escola inovadora consegue saber o que está acontecendo lá. Não há preocupação por concorrência, mas em compartilhar aquilo que se faz, favorecendo a mudança da cultura, pois apenas com boa comunicação não se gera dúvidas, desconfianças, incertezas. Veja o exemplo da High Tech High, rede de escolas charter da Califórnia e cujas fotos ilustras esta postagem. Os espaços da sala de aula, por sua vez, comunicam o que está acontecendo lá dentro, as paredes não são vazias, há uma clara noção de pertencimento. Além disso, a comunicação entre os estudantes, em organização do espaço que favorece a troca, faz toda a diferença para desenvolver a criatividade, por exemplo.

img_1618

Escolas inovadoras não têm medo de errar

É possível testar uma proposta, uma prática, sem a preocupação com o erro. Sem ser inconsequente, pois nenhum educador irá fazer seus estudantes de “cobaias”, errar significa tentar fazer o seu melhor dentro, com apoio da gestão, com parceria dos colegas e dos estudantes e, sobretudo, com coerência.

Escolas inovadoras experimentam de forma sistematizada

Se não deu certo, não desistem. Ter um planejamento estratégico claro, com indicações do que se pretende fazer, de forma sistematizada, para que a inovação se estabeleça de forma adequada é uma das características das escolas inovadoras.

Escolas inovadoras acompanham evidências

“Eu acho que deu certo” ou “Acho que esse projeto foi um equívoco” é uma análise feita por meio do estudo de evidências, não por meio de achismo ou decorrente do impacto negativo de estudantes ou profissionais mais resistentes. Acompanhar evidências conectadas ao que foi planejado de forma sistematizada faz parte da inovação.

Escolas inovadoras usam tecnologias digitais de uma forma inteligente

Uso de computadores, tablets, smartphones, aliados a propostas que envolvem robótica, programação ocorrem de forma inteligente. Não se trata de acumular mais “conteúdos” ao currículo, mas de seleção de momentos em que é possível utilizar esses recursos, de forma inteligente, personalizada, visando um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes.

img_1706

Visitei escolas da rede High Tech High, além de outras escolas inovadoras na Califórnia, em 2014 e, mesmo com quase cinco anos de intervalo, ainda percebo que temos muito que avançar em algumas questões. Sabemos muito bem que escolas inovadoras que desenvolvem nos estudantes a colaboração, a comunicação, a criatividade, o pensamento crítico, se aproximam mais destas características do que escolas que não consideram o espaço, a relação interpessoal e com a tecnologia digital, entre outras questões, como um parâmetro de inovação. Seguimos com esses desafios!

Fonte das imagens: arquivo pessoal da autora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s