Com o objetivo de contribuir com professores e gestores que estão pensando em como transformar os momentos online em experiências de aprendizagem significativas para seus alunos, eu e Leandro Holanda fizemos um encontro online para discutir a avaliação em ambientes virtuais.
Para realizar esse webinar, solicitamos que as pessoas enviassem questões a serem discutidas. Essas questões oferecem um panorama dos principais temas que têm preocupado os professores nesse momento. Para analisar esse panorama, segue nossa análise dos dados coletados:
Dos 476 inscritos, recebemos 122 questões. Os inscritos são professores e gestores da educação infantil ao ensino superior, em instituições públicas ou privadas. O ponto mais comentado pelo grupo é a preocupação com o formato tradicional de avaliação, que sabemos é o mais frequente nas instituições, e como lidar com estudantes realizando avaliações formais em casa, principalmente para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio e superior. Coordenadores e diretores da educação infantil e anos iniciais demonstram preocupação com formatos de verificar a aprendizagem dos estudantes, principalmente o desenvolvimento de habilidades e competências. A utilização de rubricas, que reforçamos em nosso bate-papo, foi comentada por alguns participantes. De maneira geral, percebemos uma preocupação genuína dos participantes em ter um retrato do desenvolvimento dos estudantes nesse período para que possam intervir de maneira mais eficiente no processo.
Buscamos discutir os temas no webinar, acompanhe e espero que seja útil!
Muito bom. Motivacional