
Ensino híbrido é uma abordagem que considera a interação entre o que é realizado online (ou remotamente) e o que é realizado em uma relação face a face com o educador, no espaço físico da escola. Essa interação, mais do que unir atividades remotas e presenciais, tem como foco a personalização e, para isso, considera o estudante no centro do processo.
Reforçar essa definição apoia a escolha de estratégias que considerem pedagogigamente a implementação do Ensino Híbrido. O que está por trás dessa implementação é o olhar para o quanto podemos avançar migrando de uma proposta centrada no professor, em que é ele o responsável por “transmitir” informações, lógica do século XX, em que a escola era o local em que era possível obter informações, além das enciclopédias e dos livros na biblioteca, para uma lógica do século XXI, em que a escola é o local para a construção coletiva de conhecimentos e onde é possível o desenvolvimentos de processos cognitivos mais complexos.
Assim, este momento que estamos vivendo, em uma migração do remoto para o híbrido, poderá apoiar um processo que considere os estudantes como protagonistas e que possibilite o desenvolvimento da autonomia, principalmente de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e, obviamente, do Ensino Superior.
Para aprofundar essas reflexões, baseados em pesquisas e nossos estudos sobre o Ensino Híbrido, desenvolvemos um ebook com algumas sugestões que podem ser consideradas nessa implementação, principalmente para apoiar a formação continuada de professores. Para baixar o ebook, é só acessar o formulário disponível aqui. Esperamos que seja útil!
O ensino híbrido não é algo novo, mas agora nesse momento com certeza será um grande aliado necessário. O corona vírus deu essa “empurradinha”.
BASTANTE ESCLARECEDOR! PRECISAMOS DE ORIENTAÇÕES OBJETIVAS PRA O CURTO ESPAÇO DE TEMPO….