As tecnologias digitais podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente. O Ensino Híbrido, que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando a personalização do ensino e da aprendizagem é um modelo possível para facilitar a combinação, de forma sustentada, do ensino online com o ensino presencial. Para refletir e verificar as possibilidades do uso dessa proposta foi organizado um Grupo de Experimentações, parceria entre o Instituto Península e a Fundação Lemann. Tratou-se de um estudo exploratório, na modalidade pesquisa-ação, com uma amostra de dezesseis educadores de diferentes estados brasileiros que lecionam em escolas públicas e particulares. Os resultados obtidos a partir de análises de planos de aula, vídeos e texto elaborado pelos professores indicam enriquecimento da prática pedagógica por meio do uso integrado das tecnologias digitais, motivação dos estudantes e possibilidades de personalização das ações de ensino e aprendizagem.
Conhece? Saiba mais http://www.facebook.com/ensinohibrido
Ainda temos muito a avençar sobre o ensino híbrido, pois como temos professores com idade avançada e que tem muita dificuldade com a tecnologia, mas que apesar das dificuldades tentam colocar em prática essa demanda , seria muito importante que todos passássemos por uma formação intensiva sobre essa prática, visto que já se tornou comum no cenário educacional.
Concordo com a fala de Lilian Bacich quando apresenta que hoje há equívocos da definição do ensino híbrido. Ele está além de uma alternância de espaços.
Awwesome blog you have here