O que é inovar na educação?

Inovação tem sido tema recorrente em encontros, seminários, congressos de educação. Frequentemente, sou convidada a falar sobre o tema, tendo como foco as metodologias ativas, a aprendizagem por projetos, o ensino híbrido. Muitas vezes, inovar na educação é atrelado ao contexto de uso das tecnologias digitais na rotina escolar, levando as instituições a adquirirem recursos variados e que, nem sempre, cumprem seu papel…

Ao refletirmos sobre o tema, percebemos que inovar é encontrar formas de potencializar as ações de ensino e aprendizagem utilizando meios que motivem, que engajem os estudantes mas que, sobretudo, façam sentido na educação e não sejam apenas um trabalho a mais para pais e estudantes, ou um investimento ainda maior para a instituição. Buscar novas formas que potencializem a aprendizagem é algo que não é novo na educação; em todas as épocas a escola buscou aprimorar processos porém, hoje, os recursos disponíveis podem ser aliados e favorecer ainda mais as ações educacionais. O cuidado que se deve tomar, entretanto, é o de entender que os recursos digitais não têm um fi em si mesmos. Eles são importantes, pois é essa a realidade do estudante do século XXI e a escola não pode se manter a parte do processo, mas é a forma com que serão utilizados que fará a diferença. Defendo que a inovação é muito mais metodológica do que tecnológica e cabe aos educadores, na troca com os estudantes, desenharem o melhor caminho para colocar em prática processos realmente inovadores. Os passos devem ser dados de acordo com o momento em que cada instituição se encontra, de forma sustentada, incremental, com foco no estudante, não só nos aspectos cognitivos, mas pensando em processos educacionais que incluam, que estimulem o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade.

6 comentários em “O que é inovar na educação?

  1. Muito bom, professora! Acabamos caindo no equívoco de associar inovação com tecnologia, mas muitas vezes práticas simples, com materiais reciclados e de fácil acesso atendem muito mais a ideia de inovação!

  2. Parabéns professora Lilian Bacich pelo seu texto, por sua formação eclética e por você dar aulas. Tudo isto faz uma enorme diferença. Gostei muito e concordo que “os recursos digitais não têm um fim em si mesmos” e que “a inovação é muito mais metodológica do que tecnológica”. Ainda assim tenho mantido meu foco na escolha de conteúdos significativos e também no re-estudo eterno do que seja ensinar, aprender e avaliar, principalmente em escolas públicas. Tenho certeza que as metodologias ativas podem me auxiliar bastante quando eu penso em inovação na educação e na “realidade do estudante do século XXI”. Me interessei também em saber sobre o Ensino Híbrido. Estou te enviando e-mail. Muito obrigado.

  3. Oi, Lilian. Concordo com vc! Tem sido bastante inovador entender essa perspectiva e o uso da tecnologia como uma possibilidade, que não se realiza, sem mudanças metodológicas.

  4. Holá Lilian. Trabalho com metodologias ativas na Faculdade de Campina Grande – PB, mesmo enfrentando muita resistência da Direção e dos alunos. Trabalhamos a apresentação do Espetáculo Alegria do Cirque du Soleil para a turma de Administração e Empreendimentos em Fisioretapia e eles achavam que iriam ter uma aula de circo. Teve pipoca, pirulito e ao final solicitei relatório acerca da Percepção do Fisioterapeuta acerca das práticas da Fisioterapia utilizadas em um dos números e eles ficaram quase loucos, pois fugia da normalidade. Ao final do processos compreenderam e relataram que aprenderam e nunca esquecerão.
    Prof. Dr. Danilo de Oliveira Aleixo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s